No começo de Março de 2023 ocorreu o congresso do Colégio Americano de Cardiologia (ACC – American College of Cardiology), e neste evento foi apresentado um estudo interessante: uso de estatinas para proteção cardíaca em pacientes em quimioterapia devido aos linfomas.
As estatinas são um tipo de medicamento que ajudam a reduzir os níveis de colesterol no sangue. Elas são frequentemente prescritas para pessoas com alto risco de doença cardíaca ou que já tiveram um evento cardiovascular, como um ataque cardíaco ou derrame.
Nesse estudo, participaram 300 pacientes com linfoma em quimioterapia (com uso de antracíclicos) em que metade tomou Atorvastatina 40mg/dia e a outra metade tomou placebo. O objetivo do estudo foi avaliar comparativamente uma redução da função cardíaca (redução da Fração de Ejeção do Ventrículo Esquerdo – FEVE).
O resultado foi a presença do benefício do uso da Atorvastatina 40mg/dia para proteger o coração dos pacientes em quimioterapia. No grupo que usou a estatina, apenas 9% dos pacientes tiveram uma redução ≥10% da FEVE, enquanto que no grupo que tomou placebo 22% tiveram piora na função cardíaca.
Com o resultado desse estudo, converse com seu médico(a) sobre o assunto para definir a melhor indicação para cada caso. Lembrem-se: não utilizem medicamentos em orientação médica.
Até a próxima !
Fonte: https://www.acc.org/latest-in-cardiology/articles/2023/03/01/22/45/sat-930am-stop-ca-acc-2023