Março é dedicado a conscientização do Mieloma Múltiplo. Mas afinal o que é Mieloma Múltiplo ?
Mieloma Múltiplo é um tipo de câncer do sangue, o 2º mais comum na área da Hematologia, e que afeta mais comumente pessoas idosas. É um câncer com origem em uma célula chamada plasmócito (presente dentro da medula óssea) em que seu crescimento rápido e desorganizado de um único clone maligno gera sintomas como fadiga, anemia, dores ósseas, piora renal e infecções recorrentes.
Quando pensar que pode ser Mieloma Múltiplo ?
Quais exames devo fazer ?
Em todos os pacientes, principalmente acima dos 60 anos de idade, que apresentem sintomas como fadiga, anemia e perda de peso sem motivo devemos realizar exames iniciais de rastreio para Mieloma Múltiplo. Outros sintomas associados a anemia trazem um sinal de alerta: dores ósseas (principalmente dor na coluna ou fraturas), alteração no funcionamento dos rins, inchaço nas pernas e infecções recorrentes (resfriados, pneumonias, infecções de urina).
Os exames para rastreio inicial são: eletroforese de proteínas sérica, dosagem de cadeias leves, imunofixação sérica e urinária. Vale lembrar que se há queixa de dor óssea, sempre deve-se avaliar o local da dor e coluna vertebral com exames de tomografia e/ou ressonância magnética.
É verdade que existem diferentes Mieloma Múltiplos ?
A verdade é que existem alguns perfis de acometimento da doença, resumidamente:
-
- Gamopatia monoclonal de significado indeterminado
- Mieloma Múltiplo indolente (assintomático)
- Mieloma Múltiplo sintomático
Para chegarmos a essa classificação, necessitamos de alguns exames mais específicos como exame de biópsia da medula óssea e uma avaliação de imagem óssea minuciosa. Essa determinação da doença é muito importante para o médico decidir o tratamento ou até mesmo se precisa de tratamento no momento.
Para os pacientes sintomáticos temos, atualmente, diversas opções de tratamentos… um assunto que deixaremos para uma próxima postagem. Até breve !