Janeiro, além de ser o mês das férias, muito sol, muita chuva e os pais enlouquecidos com as crianças em férias, também é o famoso mês da chegada dos impostos.
Temos IPTU, IPVA, anuidades e matrículas… boletos que não acabam mais…
Isso tudo fica ainda mais difícil e um pesadelo financeiro para os pacientes em tratamento quimioterápico que já possuem os gastos excessivos com medicamentos, protetores solares, hidratantes e toda a logística da realização do tratamento. Além de muitas vezes serem afastados dos trabalhos e sofrerem um impacto no ganho do salário mensal.
“Dr, eu consigo alguma ajuda financeira por estar em quimioterapia? “
A resposta é sim !
Os pacientes com algum tipo de câncer possuem alguns benefícios de isenções de impostos e auxílio-doença. Nem sempre o processo de obtenção desses benefícios são simples, porém é de muita valia saber que eles existem e solicitarem seus direitos.
Abaixo um breve resumo:
-
- Auxílio-doença: para os pacientes que ficam afastados dos seus trabalhos, porém esse auxílio é fornecido apenas para os pacientes com câncer que sejam segurados do INSS. Uma observação é que o paciente não pode ter se filiado ao INSS depois da descoberta da doença.
-
- Isenção de IPTU: esse benefício é dependente de cada prefeitura, assim é necessário buscar informações na prefeitura do seu município.
-
- Isenção de IPVA: a isenção é fornecida apenas se o paciente possuir alguma sequela motora nos membros superiores ou inferiores, o que isenta o pagamento de IPVA em carros adaptados de produção nacional.
Um bom planejamento financeiro para todos !
Em breve mais notícias.